• Dr Elmar Eugênio

O que faz o advogado previdenciário?

Atualizado: Set 17

Podemos destacar que as principais funções do advogado previdenciário é de atender, acompanhar e fiscalizar todas as etapas para assegurar os benefícios de direito aos segurados do INSS.


Contratar um Advogado Previdenciário logo no início do processo pode ser um grande diferencial para que tudo corra bem e dentro do prazo. Dentre as questões que este profissional pode auxiliar, estão:


• aposentadorias de todos os tipos (idade, invalidez, especial, etc);

• auxílio em eventos extraordinários (acidente, doença, reclusão, etc);

• contagem de tempo de serviço;

• solicitação de pensão por morte;

• planejamento e execução de benefício previdenciário mais vantajoso para o solicitante além de encaminhamento destes benefícios na esfera administrativa e judicial.


Há alguns benefícios em se optar por essa área de atuação, entre eles a flexibilidade de horários. Como o Advogado Previdenciário nem sempre precisa ir a fóruns ou julgamentos, fica mais fácil planejar os dia a dia de trabalho.


Além disso, este é um tipo de profissional procurado por pessoas de todas as classes sociais, mas com mais frequência de pessoas de origem humilde e que precisam muito garantir que seus direitos sejam cumpridos. Por isso, o local de trabalho deve ser organizado e bem apresentável, mas não é preciso investir em uma estrutura muito luxuosa, como escritórios voltados a atender empresas costumam fazer, por exemplo.


Outro ponto fundamental é a constante atualização: com as mudanças constantes na legislação e, principalmente, como a nova reforma em debate, o Advogado Previdenciário precisa estar sempre estudando e investindo em livros e cursos de especialização em temas pertinentes a área.


A polêmica reforma previdenciária é uma questão que está abrindo uma série de oportunidades para os Advogados Previdenciários. Diante das mudanças e incertezas, cada vez mais pessoas devem procurar estes profissionais para orientação e condução em processos de aposentadoria. Por isso, os Advogados que atuam nesta área devem estudar a fundo este tema, para poder oferecer um serviço de excelência a seus clientes.


Esta é uma área de atuação em que o Advogado irá conhecer muita gente, pois a rotatividade de clientes costuma ser alta (pois os mesmos procuram o profissional para resolver uma questão em específico e, após a conclusão do processo dificilmente irão precisar novamente de outro serviço).


No entanto, é possível encarar este fato como positivo, pois são oportunidades de conhecer novas pessoas, ter um cotidiano mais dinâmico e, claro, ao oferecer um serviço de qualidade, ser referenciado e conseguir novos clientes por indicação.


Além disso, pode ser gratificante para o profissional poder auxiliar tantas pessoas a obter de forma justa o que lhes é de direito e que, em muitos casos, pode ser essencial para lhes garantir um futuro digno. Assim, a carreira na área do Direito Previdenciário, além de muito interessante e gratificante, pode ser muito promissora.

Se você caro leitor do nosso blog Elmar Eugênio Advocacia, vier a precisar de um advogado Previdenciário em Palmas Tocantins, nosso escritório está à sua disposição. Contamos com uma equipe competente e ágil, todos preparados para cuidar de suas causas, e buscar os melhores resultados em seus processos.


1 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo