• Dr Elmar Eugênio

O que faz um advogado trabalhista?

Atualizado: Set 17

O advogado trabalhista é o profissional que atua no Direito do Trabalho, também chamado de Direito Trabalhista ou Direito Laboral. Essa área do Direito regula a relação entre empregado e empregador, e é um ramo essencial para preservar a justiça na sociedade.


Qualquer empregado – desde um estagiário a um trabalhador sênior –, e qualquer organização – desde uma micro empresa a uma grande corporação –, precisam saber de seus deveres e direitos.


Só que nem sempre é fácil lidar com as situações que se interpõem entre as duas partes, o que comumente resulta em conflitos, desacordos e irregularidades. E é por isso que o advogado trabalhista é um profissional bastante requisitado no mercado, e o Direito do Trabalho é uma boa área para quem souber investir nessa carreira.


O advogado trabalhista é o profissional que vai defender uma das duas partes envolvidas nas relações de trabalho: o empregado ou o empregador.


Vale lembrar que se trata de uma advocacia especializada, ou seja, o profissional deve se capacitar em áreas como Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Previdenciário, dentre outros campos relacionados à Justiça do Trabalho e às relações trabalhistas.


Dentre o que um advogado trabalhista faz, destacam-se as seguintes funções:


  • Elaboração de petições: seja a favor do reclamante (trabalhador), ou da reclamada (a empresa);

  • Comparecimento a audiências: representar o cliente perante o juiz. Note que essa é uma área em que a realização de audiências é muito comum e frequente;

  • Elaboração de recursos;

  • Sustentação oral no tribunal;

  • Consultoria: assessorar o cliente sobre as consequências jurídicas de cada ato.


Nesse sentido, o profissional que escolhe investir em uma carreira no Direito Trabalhista pode seguir diferentes caminhos, como:


  • Atuar em um escritório como associado/contratado;

  • Atuar em escritório próprio;

  • Advocacia trabalhista para empresas (nesse caso, trata-se de um papel mais consultivo, atuando dentro do departamento jurídico das organizações);

  • Advocacia pro bono (de caráter social, quando defende clientes que não têm condições financeiras de arcar com uma defesa particular).


Se você caro leitor do nosso blog Elmar Eugênio Advocacia, vier a precisar de um advogado Trabalhista em Palmas Tocantins, nosso escritório de advocacia está à sua disposição. Contamos com uma equipe competente e ágil, todos preparados para cuidar de suas causas, e buscar os melhores resultados em seus processos.



2 visualizações