Presidente da Ordem dos Advogados participa de evento sobre o Dia Universal dos Direitos Humanos

O presidente nacional da Ordem dos Advogados, Felipe Santa Cruz, participou do evento virtual “Direitos Humanos Importam!”, realizado, na manhã desta quinta-feira (10), pela Ordem dos Advogados em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Sociedade Brasileira de Proteção à Ciência (SBPC), a Comissão Arns e a Academia Brasileira de Ciência (ABC).


Na abertura do evento, Santa Cruz destacou que as seis entidades publicaram, em abril, o Pacto pela Vida, um manifesto surgido no momento em que a pandemia do novo coronavírus começava a entrar em sua fase mais aguda. “Defendemos, essencialmente, o respeito à ciência e à vida de milhões de brasileiros ameaçados pela doença e pela pobreza. São desafios que continuam ainda tão presentes na vida de todos nós. Hoje comemoramos o Dia Universal dos Direitos Humanos, momento que se constitui em celebração, mas também em alerta. Mais de 70 anos após a adoção, pela ONU, da Declaração Internacional dos Direitos Humanos, o mundo vive uma escalada de intolerância, ódio e desigualdade”, apontou o presidente da Ordem dos Advogados.


Santa Cruz ressaltou, ainda, que o mundo atravessa um quadro de grande instabilidade, no qual soluções autoritárias aparecem como saída para os desafios sociais, políticos e ambientais. “É preciso resistir aos ataques que buscam responsabilizar os avanços civilizatórios das últimas décadas pelos desafios de hoje. Devemos aproveitar a data para reafirmar que a saída é sempre mais democracia, mais direitos humanos, menos desigualdade e menos preconceito”, afirmou.


Ele terminou sua participação lembrando que, “no Brasil, os Direitos Humanos são a espinha da Constituição de 1988, que integrou os direitos sociais aos direitos fundamentais. Portanto, ataques e incompreensões que a eles se dirigem são caminhos para a desumanização da sociedade, para o esgarçamento ainda maior de nosso tecido social e para a justificação da barbárie”.


Também participou da abertura do evento virtual o presidente da ABI, Paulo Jeronimo, que lembrou o brutal assassinato do jornalista mineiro Evany Metzker, em maio de 2015. O ator Tony Ramos fez a leitura de artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Em seguida, três mesas temáticas aprofundaram a discussão em temas específicos. A mesa 1 teve como tema “Direitos Humanos e a Defesa da Democracia”; a mesa 2 tratou sobre “Direitos humanos no combate à desigualdade e ao racismo”; e a terceira e última mesa abordou o tema “Direitos humanos e a preservação da vida”. O vídeo do evento está disponível no canal da Ordem dos Advogados Nacional no YouTube.

Se você caro leitor do nosso blog Elmar Eugênio Advocacia, vier a precisar de um advogado Previdenciário em Palmas Tocantins, nosso escritório está à sua disposição. Contamos com uma equipe competente e ágil, todos preparados para cuidar de suas causas, e buscar os melhores resultados em seus processos.

2 visualizações0 comentário
 

©2020 por Advogado em Palmas - Elmar Eugênio Advocacia.